Jardim de Beira Mar

10112017
Share Button
Jardins para Áreas Litorâneas

É sempre um prazer quando chegamos em nossa casa de praia e encontramos o jardim bonito, florido e bem cuidado – o que pode custar caro. Aprenda com as nossas dicas a cuidar você mesmo de jardins de beira mar e economize enquanto desfruta de uma bela paisagem.

A opção por plantas de fácil manutenção, que resistem a um tempo sem cuidados e regas tem sido a escolha de paisagistas e jardineiros amadores.
É possível, e apenas ficará o gramado para manutenção freqüente de corte e adubação.

É importante saber escolher as espécies de plantas e preparar o solo do jardim de forma a obter um jardim prático de cuidar e bonito visualmente.

Jardins de Beira Mar: Jardins para Áreas Litorâneas

Jardins Litorâneos: Identifique o Clima da Região

O clima varia em nosso país à medida que subimos para o Norte.

No Rio Grande do Sul o clima litorâneo mostra-se muito áspero no litoral sul do Estado, com as plantas sofrendo com o vento e também o frio no inverno.

jardim casa de praia

À medida que passamos por Santa Catarina e continuamos, o clima tende a mostrar-se mais ameno, os ventos diferem bastante de região para região e a temperatura torna-se mais elevada e estável durante o ano.

Diferentes Solos de Cada Região Costeira

Os solos são diversos e não entraremos nestes detalhes particulares de cada um. Regiões costeiras, com solos mais arenosos, são mais frequentes.

São solos com grande permeabilidade, deixando percolar a água e, portanto, deveremos regar as plantas com mais frequencia.
Alguns se apresentam mais ácidos com baixo teor de matéria orgânica. Para cultivar a maioria das plantas, o pH fica em torno de 5,5 até 6,5.

Será sempre necessário acrescentar adubo animal de curral bem curtido ou cama de aviário, cerca de 1 litro/cova, mais composto orgânico , volumes indicados para árvores, palmeiras e arbustos grandes.

Há no mercado algumas empresas que comercializam este insumo em sacos que podem ser adquiridos em floriculturas e agropecuárias.
Também pode ser substituído por adubo organo-mineral comercializado no país todo.

Árvores para Regiões de Praia

Quando pensamos em iniciar um projeto de implantação de jardins e áreas verdes, sempre devemos começar por determinar os maiores volumes, como árvores, palmeiras, arbustos de maior porte, pois eles darão o efeito estrutural ao espaço.

Iniciamos este artigo sobre plantas para áreas litorâneas com as árvores.

jardim beira mar

Algumas são recomendadas para dar sombra, como a aroeira-salsa (Schinus molle) e o flamboyant (Delonix regia), outras para ornamentar as residências e ruas, como os ipês rosas (Tabebuia impetiginosa) e amarelos (Tabebuia chrysotricha), que têm efeito paisagístico inigualável.

Algumas árvores têm efeito cênico no paisagismo, como a paineira (Ceiba speciosa) de flores vistosas e também o jasmim-manga (Plumeria rubra), com sua forma de candelabro que causa impacto num jardim somente de arbustos verdes.

Dê Preferência às Árvores Nativas

As árvores nativas da região têm melhor desempenho, pois são adaptadas ao local e não precisarão de cuidados, depois de um tempo após o plantio.

Os jardins atualmente passam por uma reformulação, com projetos que incluem árvores frutíferas.

Então incluímos também na lista uma nativa apreciada por todos: a pitangueira (Eugenia uniflora) e a lichia (Litchis chinensis), que pode ser cultivada na região sudeste com sucesso.

Outras árvores poderão servir para os jardins do litoral e pesquisando nas floriculturas de cada região poderão encontrar outras belas espécies para o projeto.

Plantas Citadas

Estamos incluindo detalhes do cultivo das plantas que foram citadas. É só clicar no link que será encaminhado para o grupo pertencente à planta pesquisada.

  •   Paineira, Ceiba speciosa.
  •   Ipê amarelo ,Tabebuia chrysotricha.
  •   Aroeira-salsa, Schinus molle .
  •   Jasmim-manga, Plumeria rubra .
  •   Flamboyant, Delonix regia .
  •   Pitangueira, Eugenia uniflora.
  •   Lichia, Litchi chiensis.
  •   Ipê rosa , Tabebuia impetiginosa .

Fonte: FazFacil

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>